Com sabores para cães e gatos, indústria investe em eventos e pesquisa.
Ligação com esportes e tratamento bucal dobrou vendas no inverno.
Se para humanos sorvete é sinônimo de verão, para cachorros e gatos, o alimento não tem servido apenas como refresco no calor. Divulgado como recompensa após exercícios e treinamentos e como aliado no auxílio do tratamento bucal, ele tem sido até mais comercializado no inverno. Essa mudança de estratégia ajudou a mais que dobrar as vendas da Ice Pet desde o início do ano, e a empresa já está montando a segunda fábrica de sorvetes.
Por cerca de R$ 7 o copinho, cachorros e gatos lambem um sorvete bem parecido com o dos donos, com base de leite, mas que não tem gordura, glicose nem açúcar. O resultado é um sorvete com menos gosto de sorvete, quase um gelinho, que vende cerca de 8 mil unidades por mês. Para os cachorros, há sabor bacon, menta, morango, chocolate, creme, banana e milho verde – e, no verão, virá o de manga. Para os gatos, tem salmão, leite e frango.
Cachorro experimenta os sorvetes de bacon e de chocolate (Foto: Caio Kenji/G1)
O que mais vende? “É o que os donos gostam: chocolate, morango e creme”, diz o dono da empresa, Paulo Silva, de 37 anos, que investe nos sabores justamente por serem os básicos dos donos. “É que quem tem cachorro gosta de experimentar antes de dar para os animais.” O de milho verde foi criado porque o cheiro e a cor marcantes atraem os cachorros, e o de banana, por estar entre as poucas frutas recomendadas aos animais.
Receitado pelos dentistas
Além da atratividade "natural" dos sorvetes, uma forcinha dos veterinários e "dentistas" de animais ajudou a aumentar as vendas em 160% desde o início do ano. Como os sorvetes são vendidos em pet shops e clínicas veterinárias, a Ice Pet está investindo na divulgação do produto entre esse público, ligando o produto às clínicas veterinárias, aos exercícios e aos passeios dos animais.
Além da atratividade "natural" dos sorvetes, uma forcinha dos veterinários e "dentistas" de animais ajudou a aumentar as vendas em 160% desde o início do ano. Como os sorvetes são vendidos em pet shops e clínicas veterinárias, a Ice Pet está investindo na divulgação do produto entre esse público, ligando o produto às clínicas veterinárias, aos exercícios e aos passeios dos animais.
Uma das frentes é a indicação do sorvete em tratamentos bucais. “É como quando nós fazemos cirurgias e os dentistas receitam o sorvete”, diz Paulo. Para incentivar a recomendação do sorvete pelos veterinários, a empresa está financiando pesquisas científicas e organizando seminários e palestras sobre o tema “sorvete em tratamentos de saúde”. Outra frente é a realização de campanhas em clínicas, sites e revistas especializadas.
Na área do esporte e do lazer, a ideia é ligar o sorvete ao desenvolvimento de atividades físicas e aos serviços de dog walk. Mais específica para os cachorros, a estratégia é usar o sorvete como recompensa para os animais que se comportaram bem nos passeios ou se empenharam nos exercícios. Para fortalecer a ligação, a Ice Pet estuda promover um campeonato de agility, uma espécie de circuito que o dono e o cão praticam juntos.
Se à primeira vista pode parecer pouco razoável investir em um nicho tão específico de mercado, Paulo justifica a aposta com a experiência de sete anos no mercado de animais. Após se dedicar a pet shops e a um canil que vendia filhotes, ele comprou a indústria de sorvetes em fevereiro e elaborou um plano de marketing que prevê quase triplicar o faturamento até o fim do ano que vem, para R$ 1,1 milhão, e alcançar mil pontos de venda no país.
A Ice Pet nasceu em 2010, com uma fábrica em São Paulo, mas neste inverno dobrou a produção em relação ao verão e vai abrir outra no Recife. Para Paulo, um dos problemas era o foco específico em cachorros – tanto que o slogan era “um sorvete bom pra cachorro” –, o que restringia o investimento em sorvetes para outros animais.
Fonte: (http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2012/07/com-marketing-sorvete-para-animais-vende-mais-no-inverno-que-no-verao.html)
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